Perguntas mais frequentes

Você tem dúvidas? Nós podemos ajudar

Você já navegou em nosso site e não encontrou o que procura? Veja abaixo uma lista de perguntas que nossos alunos já fizeram.

Se você ainda precisa de qualquer informação que não encontrou aqui, mande um email para o professor: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Perguntas mais frequentes

Por favor veja abaixo as perguntas mais frequentes que os nossos alunos nos encaminham. Se você não encontrou a informação que procura não deixe de entrar em contato conosco.  

  • Pergunta: Quando vão abrir novas turmas?

Resposta: A abertura de novas turmas e as datas de realização dos cursos serão divulgadas neste site. Enviaremos um email a todos os interessados quando novas turmas forem criadas. Cadastre seu email neste formulário para receber informativos sobre novos cursos e notícias sobre energia solar.

  • PerguntaExiste desconto para estudantes?

Resposta: Oferecemos descontos de 25% para estudantes em qualquer curso. O candidato deverá fornecer uma comprovação (carteirinha, comprovante de matrícula, etc) para obter o desconto.

  • Pergunta: Existe desconto para quem vai fazer os dois cursos?

Resposta: Não, pois as matrículas dos cursos são processadas de forma individual e não conseguimos oferecer este desconto. Entretanto temos certeza de que estamos oferecendo o melhor custo-benefício em cursos de energia solar do mercado.

  • Pergunta: Quando vou poder fazer a matrícula? Posso já garantir minha vaga?

Resposta: Não é possível reservar vagas. Os formulários de inscrição serão disponibilizados apenas quando as matrículas estiverem abertas. Enviaremos um email a todas as pessoas que cadastraram o email no formulário. O número de vagas é limitado e as inscrições encerram-se quando as turmas ficam lotadas. Cadastre seu email neste formulário para receber informativos sobre novos cursos e notícias sobre energia solar.

  • Pergunta: Como faço minha inscrição nos cursos?

Resposta: Consulte na página de matrícula as datas dos próximos cursos. Escolha o seu curso e siga os procedimentos mostrados na página. Se as inscrições para o curso que você deseja fazer ainda não estiverem abertas, cadastre seu email neste formulário para receber informativos sobre novos cursos e notícias sobre energia solar.

  • Pergunta: Esses cursos são oficiais? Vou receber um diploma?

Resposta: Sim, esses cursos são oficiais da UNICAMP e são promovidos pela EXTECAMP - Escola de Extensão da UNICAMP. Os cursos são organizados pelo professor Dr. Marcelo Gradella Villalva, docente da FEEC - Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP. Todos os participantes recebem um certificado oficial da UNICAMP contendo o nome do aluno, o nome do curso, a data de realização e a carga horária. 

  • Pergunta: Não tenho formação em engenharia elétrica ou eletricidade. Posso fazer esses cursos?

Resposta:  O curso No. 2 exige algum conhecimento técnico, pois é um curso avançado indicado para profissionais que vão trabalhar com projetos de sistemas fotovoltaicos e usinas solares. Já o curso No. 1 (Introdução à Energia Solar Fotovoltaica) não exige qualquer formação técnica na área. Embora o curso tenha conteúdos de eletricidade e eletrônica, os assuntos são abordados de modo a proporcionar um nível elevado de aproveitamento mesmo para pessoas que não têm formação técnica. Por exemplo, já participaram do curso técnicos instaladores, leigos, estudantes, arquitetos, engenheiros ambientais, economistas e outros. Todos relataram um nível de satisfação muito elevado com os conhecimentos adquiridos sobre a energia solar fotovoltaica.

  • Pergunta: Qual é o nível de formação do professor? Possui experiência na área?

Resposta: O professor é engenheiro eletricista com mestrado e doutorado. É docente da Faculdade de Engenharia Elétrica da UNICAMP. É especialista em inversores e sistemas fotovoltaicos, com especialização no exterior. Possui trabalhos técnicos e científicos divulgados no Brasil e no exterior. Já foi entrevistado por rádios, jornais e TV sobre seus trabalhos com energia solar fotovoltaica. Possui experiência prática no projeto e na montagem de sistemas fotovoltaicos. É autor do livro "Energia Solar Fotovoltaica - Conceitos e Aplicações", publicado em 2012 e com segunda edição lançada em 2015. 

  • Pergunta: O que está incluído nos cursos?

Resposta:Será fornecido um material didático apostilado com teoria e exercícios. No curso No. 1 (Introdução à Energia Solar Fotovoltaica) serão feitas aulas práticas com materiais e equipamentos preparados especialmente para o curso.  Estão incluídos coffee-breaks pela manhã e à tarde, nos dois dias de curso. No curso No. 2 (Dimensionamento e projeto de usinas e sistemas fotovoltaicos) estão incluídas aulas teóricas com exercícios de projeto e simulação em computador de sistemas fotovoltaicos.

  • Pergunta: Vocês têm experiência em ministrar este curso para empresas? 

Resposta: Sim, mediante solicitação por e-mail podemos fornecer um resumo de nossa experiência. Já participaram do nosso curso profissionais de diversas empresas de engenharia de todas as regiões do Brasil, incluindo engenheiros de empresas como ELETROBRÁS, CELG, COPEL, ELETRONORTE, CPFL, ELETROPAULO, PETROBRAS e outras.

  • Pergunta: Vocês ministram este curso para turmas fechadas em empresas? Existe desconto para grupos?

Resposta: Sim, o curso pode ser ministrado para um grupo fechado em Campinas-SP ou pode ser realizado in company em qualquer lugar do Brasil. O valor para grupos numerosos pode ser negociado. Entre em contato: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

  • Pergunta: Sou de uma empresa pública concessionária de energia elétrica. Para que possa fazer inscrição no curso, preciso de alguns documentos e informações de sua empresa e do curso. Para justificar o investimento no curso, favor descrever a compatibilidade do custo com o curso oferecido. 

Resposta: O professor possui excelente formação (graduação, mestrado e doutorado em engenharia elétrica). É professor universitário e autor do livro "Energia Solar Fotovoltaica - Conceitos e Aplicações". É pesquisador com trabalhos reconhecidos no Brasil e no exterior. Os cursos possuem carga horária de 16 horas e incluem aulas teóricas e práticas com materiais e equipamentos preparados especialmente para proporcionar o máximo aprendizado. Será fornecida uma apostila impressa com conteúdo didático e informações técnicas. Estão incluídos coffee-breaks nos dois dias de curso.

  • Pergunta: Este curso é presencial? Qual é o valor e a forma de pagamento? 

Resposta: Os cursos são presenciais. O curso No.1 (Introdução à Energia Solar Fotovoltaica) inclui aulas práticas e teóricas. O valor dos cursos está em nossa página de inscrições. O pagamento é feito através de boleto bancário, com possibilidade de parcelamento. Veja aqui todas as informações sobre os valores e as formas de pagamento. Se tiver dúvidas sobre a inscrição e o pagamento entre em contato: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

  • Pergunta: Quais serão as experiências práticas realizadas e os materiais da aula prática?

Resposta: No curso No.1 (Introdução à Energia Solar Fotovoltaica) os alunos terão a oportunidade de manusear os seguintes materiais: painéis fotovoltaicos cristalinos, inversor isolado, inversor para conexão à rede, baterias, multímetros digitais, fios, cabos, lâmpadas. Durante as aulas práticas os alunos vão experimentar um sistema fotovoltaico isolado e um sistema conectado à rede elétrica.

  • Pergunta: Este curso ensina a fabricar placas fotovoltaicas?

Resposta: Estes cursos não têm o objetivo de ensinar a fabricação de placas, entretanto no curso No.1 (Introdução à Energia Solar Fotovoltaica) serão apresentadas informações sobre como as placas são fabricadas e serão mostrados os seus componentes de uma placa. Os alunos conhecerão de perto as células fotovoltaicas e outros materiais que fazem parte de um painel fotovoltaico.

  • Pergunta: Eu trabalho com aquecimento solar e gostaria de entrar no mercado de energia fotovoltaica. Este curso vai me dar as informações de que preciso? 

Resposta: Sim, o curso No.1 (Introdução à Energia Solar Fotovoltaica) atende as expectativas de pessoas e empresas interessadas em ingressar no mercado de energia solar fotovoltaica. O curso No. 2 (preferencialmente deve ser feito após o No.1) apresenta conhecimentos avançados que são necessários no projeto de usinas solares e grandes sistemas de geração.

Quem somos

A UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas-SP) é referência no ensino de energia solar fotovoltaica no Brasil. Nossos cursos são cuidadosamente elaborados, possuem material apostilado, professores especialistas e ricas atividades experimentais com monitores de apoio. Mais de 3.000 alunos já foram treinados em nossos cursos. Os cursos são organizados e apresentados pelo Prof. Dr. Marcelo Gradella Villalva, professor de engenharia elétrica e autor do livro "Energia Solar Fotovoltaica - Conceitos e Aplicações", reconhecido como um dos maiores especialistas da área.

Benefícios

Além de participar dos melhores cursos de energia solar fotovoltaica do Brasil (essa é a opinião dos nossos ex-alunos) você receberá, como parte integrante do nosso material didático, planilhas de dimensionamento, exemplos de projetos, uma coleção de catálogos técnicos e uma lista de fornecedores de produtos, equipamentos e serviços do setor fotovoltaico. Após realizar nossos cursos você também será convidado a participar de nossa rede de contatos, que é um grupo de discussão com quase 1.500 membros. Nesse grupo temos profissionais e fornecedores ligados ao mercado fotovoltaico. O grupo é um valioso ambiente para a troca de experiências, oportunidades comerciais e informações técnicas entre os participantes.

Por que escolher nossos cursos?

Nós somos pioneiros no ensino de energia solar no Brasil. Treinamos as primeiras gerações de profissionais do setor fotovoltaico e continuaremos treinando as futuras. Nossos cursos são organizados pelo Dr. Marcelo Gradella Villalva, professor de Engenharia Elétrica e autor do livro "Energia Solar Fotovoltaica - Conceitos e Aplicações". A UNICAMP é uma das melhores universidades do Brasil e nossos certificados são reconhecidos em todo o território nacional. A UNICAMP não é uma "empresa de cursos". É uma escola de verdade!

Muitas empresas encontram-se no mercado oferecendo cursos de baixa qualidade, sem comprometimento com o aprendizado do aluno. Algumas dessas "empresas de cursos" oferecem a ilusão de que o aluno vai se tornar um "integrador ou instalador credenciado" e terá todo o apoio para atuar no mercado depois do curso. Aqui não vendemos ilusões. Nós transmitimos conhecimentos para você atuar no mercado sem depender de ninguém.

Após participar dos nossos cursos você é inserido em nossa rede de contatos com professores e ex-alunos. Nós continuamos em contato após o curso através do nosso grupo, no qual você pode colocar suas dúvidas, postar informações ou buscar oportunidades de empregos, negócios e parcerias.

Veja abaixo o que estão dizendo sobre outros cursos existentes no mercado e depois veja o que dizem sobre nossos cursos.

Recentemente, Março-2016, fundei minha empresa de fornecimento, instalação e projeto de kit´s de geração de energia elétrica fotovoltaica. Estou com dificuldades em entender a fundo sobre este assunto. Já fiz 2 treinamentos, porém superficiais, e não tenho segurança para relacionar todas as informações necessárias para dimensionar o sistema como um todo. Me matriculei no Curso Solar da Unicamp nos módulos básico e avançado, pois espero poder obter um maior entendimento e aprofundamento sobre este assunto. Meu objetivo principal é poder reunir conhecimento suficiente para ser um bom profissional nesta promissora área, formar um bom time e ser uma boa referência em nossa região. Thiago Campos - Sorocaba, via e-mail

Ficou em dúvida sobre qual curso escolher?

Veja algumas dicas para escolher o curso certo para suas necessidades.

Se o seu interesse é atuar no mercado - dimensionando, vendendo e instalando sistemas fotovoltaicos - recomendamos o pacote de cursos básico + instalador.

Se o seu interesse é atuar em projetos de qualquer tamanho e compreender a fundo os sistemas fotovoltaicos, recomendamos fazer pelo menos os cursos básico + avançado.

Se você ainda está em dúvida e quer apenas ter um entendimento inicial sobre o mercado solar, recomendamos começar pelo curso básico e depois avaliar a necessidade de realizar os próximos cursos.

Dica: Você pode começar devagar e voltar quando quiser. Nossos ex-alunos têm descontos de 25% quando retornam para fazer outros cursos.