Sobre o professor

Aula teórica de uma das edições do curso de introdução à energia solar fotovoltaica da UNICAMP. Aula teórica de uma das edições do curso de introdução à energia solar fotovoltaica da UNICAMP.

Marcelo Gradella Villalva

É Engenheiro Eletricista e possui Mestrado e Doutorado na área de Energia Elétrica. É docente e pesquisador da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da UNICAMP. Atua no curso de Engenharia Elétrica lecionando disciplinas das áreas de conversão de energia, eletricidade e eletrônica. É responsável pela disciplina “Tecnologia de Sistemas Fotovoltaicos” do curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UNICAMP.

Realiza pesquisas nas áreas de eletrônica de potência, conversão de energia elétrica e fontes renováveis e é autor de inúmeros artigos técnicos e acadêmicos publicados no Brasil e no exterior. Foi pioneiro em cursos de energia solar fotovoltaica no Brasil. Já apresentou cursos, palestras e seminários sobre energia solar fotovoltaica para mais de 3.000 pessoas desde 2012. Sua experiência com formação nesta área resultou no livro "Energia Solar Fotovoltaica - Conceitos e Aplicações". 

É membro da SOBRAEP (Associação Brasileira de Eletrônica de Potência) e da ABENS (Associação Brasileira de Energia Solar). Foi membro das comissões de estudos para a elaboração das normas brasileiras relativas a sistemas fotovoltaicos e inversores conectados à rede elétrica.

Possui certificado de treinamento no software PVSyst para dimensionamento de usinas e sistemas solares de geração, tendo realizado o curso oficial na PVSyst SA em Genebra, Suíça. Foi o primeiro brasileiro a participar do treinamento oficial da PVSyst e a implantar cursos de projetos de sistemas fotovoltaicos no Brasil.

Começou sua carreira como Técnico Eletroeletrônico formado pelo Colégio Técnico de Campinas (COTUCA). Por muitos anos atuou em projetos de instalações elétricas e possui conhecimentos práticos sobre a montagem de instalações elétricas convencionais e para sistemas fotovoltaicos. 

Apresenta através da Escola de Extensão da UNICAMP os cursos de extensão universitária em energia solar fotovoltaica, abertos ao público em geral: “Introdução à Energia Solar Fotovoltaica - Sistemas Isolados e Conectados à Rede” e “Projeto e Dimensionamento de Usinas Solares e Sistemas Fotovoltaicos de Geração Distribuída”.

Quem somos

A UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas-SP) é referência no ensino de energia solar fotovoltaica no Brasil. Nossos cursos são cuidadosamente elaborados, possuem material apostilado, professores especialistas e ricas atividades experimentais com monitores de apoio. Mais de 3.000 alunos já foram treinados em nossos cursos. Os cursos são organizados e apresentados pelo Prof. Dr. Marcelo Gradella Villalva, professor de engenharia elétrica e autor do livro "Energia Solar Fotovoltaica - Conceitos e Aplicações", reconhecido como um dos maiores especialistas da área.

Benefícios

Além de participar dos melhores cursos de energia solar fotovoltaica do Brasil (essa é a opinião dos nossos ex-alunos) você receberá, como parte integrante do nosso material didático, planilhas de dimensionamento, exemplos de projetos, uma coleção de catálogos técnicos e uma lista de fornecedores de produtos, equipamentos e serviços do setor fotovoltaico. Após realizar nossos cursos você também será convidado a participar de nossa rede de contatos, que é um grupo de discussão com quase 1.500 membros. Nesse grupo temos profissionais e fornecedores ligados ao mercado fotovoltaico. O grupo é um valioso ambiente para a troca de experiências, oportunidades comerciais e informações técnicas entre os participantes.

Por que escolher nossos cursos?

Nós somos pioneiros no ensino de energia solar no Brasil. Treinamos as primeiras gerações de profissionais do setor fotovoltaico e continuaremos treinando as futuras. Nossos cursos são organizados pelo Dr. Marcelo Gradella Villalva, professor de Engenharia Elétrica e autor do livro "Energia Solar Fotovoltaica - Conceitos e Aplicações". A UNICAMP é uma das melhores universidades do Brasil e nossos certificados são reconhecidos em todo o território nacional. A UNICAMP não é uma "empresa de cursos". É uma escola de verdade!

Muitas empresas encontram-se no mercado oferecendo cursos de baixa qualidade, sem comprometimento com o aprendizado do aluno. Algumas dessas "empresas de cursos" oferecem a ilusão de que o aluno vai se tornar um "integrador ou instalador credenciado" e terá todo o apoio para atuar no mercado depois do curso. Aqui não vendemos ilusões. Nós transmitimos conhecimentos para você atuar no mercado sem depender de ninguém.

Após participar dos nossos cursos você é inserido em nossa rede de contatos com professores e ex-alunos. Nós continuamos em contato após o curso através do nosso grupo, no qual você pode colocar suas dúvidas, postar informações ou buscar oportunidades de empregos, negócios e parcerias.

Veja abaixo o que estão dizendo sobre outros cursos existentes no mercado e depois veja o que dizem sobre nossos cursos.

Recentemente, Março-2016, fundei minha empresa de fornecimento, instalação e projeto de kit´s de geração de energia elétrica fotovoltaica. Estou com dificuldades em entender a fundo sobre este assunto. Já fiz 2 treinamentos, porém superficiais, e não tenho segurança para relacionar todas as informações necessárias para dimensionar o sistema como um todo. Me matriculei no Curso Solar da Unicamp nos módulos básico e avançado, pois espero poder obter um maior entendimento e aprofundamento sobre este assunto. Meu objetivo principal é poder reunir conhecimento suficiente para ser um bom profissional nesta promissora área, formar um bom time e ser uma boa referência em nossa região. Thiago Campos - Sorocaba, via e-mail

Ficou em dúvida sobre qual curso escolher?

Veja algumas dicas para escolher o curso certo para suas necessidades.

Se o seu interesse é atuar no mercado - dimensionando, vendendo e instalando sistemas fotovoltaicos - recomendamos o pacote de cursos básico + instalador.

Se o seu interesse é atuar em projetos de qualquer tamanho e compreender a fundo os sistemas fotovoltaicos, recomendamos fazer pelo menos os cursos básico + avançado.

Se você ainda está em dúvida e quer apenas ter um entendimento inicial sobre o mercado solar, recomendamos começar pelo curso básico e depois avaliar a necessidade de realizar os próximos cursos.

Dica: Você pode começar devagar e voltar quando quiser. Nossos ex-alunos têm descontos de 25% quando retornam para fazer outros cursos.